sexta-feira, 31 de maio de 2013

Soneto à mãezinha | Jornal do Leitor | O POVO Online

Soneto à mãezinha | Jornal do Leitor | O POVO Online

Um comentário:

Unknown disse...

Soneto à Sra Maria Ferreira de Abreu

por Alaércio Flor

Minha mãe era a mais política das maẽs divinas
Uma mãe é para cem filhos e cem filhos não são para uma mãe
Porque mãezinha estava sempre unindo contrários
E resolvendo conflitos familiares com poucas palavras.

Era uma mulher,uma mulher bem politizada
E nós negociavamos muitas coisas e votos,
Mas a palavra final era a dela: vocẽ vota nos seus e eu voto nos meus,tá be,?

Mamãe fazia política vinte e quatro horas do dia na mesa da cozinha
Onde era mais reservado tomar um cafezinho

E ouvir uma confidência ou fazer um carinho
de forma que não provocasse ciumeira entre os filhos...

Minha mãe vai conntinuar sendo a Mãemais importante do mundo porque além de minha ela fazia vezes de Mãe dos outros:

Dava de comer e de beber a quem tinha fome ou sede, e nunca nada lhe faltou...

Falta terrível me faz é não tê-la mais de viva voz para gente fazer nossas políiticas e tomar decisões sábias e livres...
saudades muitas,as lágrimas ainda afloram,querio muito ter ido antes da senhora para te-la visto como a vi: um silencio que calava qualquer discurso por mais poético e elaborado,tão serena...Alaércio Flor é professor,poeta e sociólogo e partilho este poema com Dr.Everardo Sobreira que por 71 anos teve mãe,Dona Neli Sobreira, que segundo a bisneta foi ser borboleta no céu.Neli Sobreira era profesora que formava normalistas e também uma grande mulher,uma santa mulher e santa mãe..