segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Grupo Chocalho na Missa do Pe.Haroldo Coelho

Membros do Chocalho estavam presentes na missa de ação de graças do Pe.Haroldo Coelho.O coordenador do grupo ,Auriberto Cavalcante, a escritora mais jovem, Alanna Moreira Cavalcante,Alaércio Flor, entre outros convidados.

Missa de Ação de Graças,45 anos de vida sacerdotal do Pe.Haroldo Coelho.

Domingo, dia 29 ,10 horas da manhã, muitos convidados,na Missa de Ação de Graça dos 45 anos de vida sacerdotal do reverendíssimo Pe.Haroldo Coelho.Após, a celebração eucarística, foi oferecido um almoço para 400 pessoas convidas,na casa da Sra.Margarida.Entre os presentes o sociologo Alaércio Flor e Rosana Moreira.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Foto no blog de Alaércio Flor

O sociologo Alaércio Flor disponibilizou sua foto no seu blog.Ao lado de um piano.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Kamila Flor passa na primeira fase da UFC

A pre-universitaria ,Kamila Araujo Flor, filha do poeta e sociólogo Alaércio Flor está entre os que lograram exito na primeira fase do Vestibylar da Universidade Federal do Ceará.Kamila Flor optou pela Química e reforça nos estudos para se garantir na segunda fase e começar dois mil e dez como caloura da UFC aos dezoito anos de idade,presente de aniversário melhor não poderia haver.

Alaércio Flor e Kamila Flor leem na Missa da Saudade da Mãezinha

Pai e filha, Alaércio Flor e Kamila Araujo Flor fazem a leitura do dia,na Missa da Saudade da sra.Maria Ferreira de Abreu,nossa saudosa mãezinha.O celebrante foi o reverendísimo Pe.Haroldo Coelho.

Chocalho,agora, em blog exclusivo do Grupo

O Grupo de Letras e Artes CHOCALHO,coordenando pelo poeta e jornalista Auriberto Vidal Cavalcante, está em blog,mostrando ao mundo todo via internete 25 anos de ações poéticas.....e muitas fotos dos eventos,como é o estilo pos moderno do articulador mor do CHOCALHO.Dia 12 de dezembro realizar-se-á o Natal dos Chocalheiros e familiares e amigos.

45 anos de vida sacerdotal,Pe.Haroldo Coelho

No próximo sábado, o reverendissimo Pe.Haroldo Coelho faz 45 anos de vida religiosa,dedicada a causa do Reino de Deus e a propagação do Evangelho de Jesus Cristo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O filme Lula, o filho do Brasil é pura babação

Os Barretões,oportunistas do Cinema Brasileiro, com sua produções piegas,agora extrapolaram em falta do que fazer em termos de cinema.Fizeram uma produção medíocre e de pura babação sobre o iluminado Lula,o filho do Brasil....sobre o ex-torneiro mecanico que perdendo um dedo, chegou a Presidencia enganando o povo bobo do Brasil.Quem for assisistir o filme corre o risco de achar que estamos diante de um mito ou de um santo do pau oco.

Volta à Analise....Alaércio Flor

Mais uma sessão de análise para o poeta e sociólogo Alaércio Flor....

Missa para Dona Maria Ferreira de Abreu,amanhã,dia 24 de novembro

Amanhã, dia 24 de novembro faz um ano do falecimento da Sra.Maria Ferreira de Abreu.A família reune-se em Missa a ser relaizada,às 20 horas,na Igreja de São Pio X, a ser celebrada pelo reveredissimo Pe.Haroldo Coelho.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

prefacioCiro

Final dos anos 1980. O Brasil experimentava a reabertura da democracia, mas também vivia os dissabores de um cenário econômico devastador. Estagnação, recessão e retração eram palavras comuns no noticiário. Se hoje trememos ao ouvir que a previsão para o ano é de uma inflação acumulada de 6%, é porque rejeitamos completamente voltar à realidade de pouco menos de 20 anos atrás, quando ela atingia absurdos 2.751%. Esse quadro perverso era percebido na mesa dos trabalhadores, nas relações de trabalho, no dia-a-dia das pessoas. Fortaleza, como qualquer outra grande metrópole brasileira, sofria as conseqüências daquele quadro econômico.

Quando chegamos à Prefeitura de Fortaleza, em 1989, tivemos um trabalho árduo. A cidade encontrava sua malha viária destruída, o lixo se acumulava pelas calçadas, os servidores municipais havia três meses não recebiam seus salários e o transporte público era um dos mais deficitários do País. Logo nos primeiros meses, iniciamos um trabalho intenso de recuperação do asfalto, ampliamos a coleta de lixo, dobramos a capacidade da frota de ônibus e regularizamos a tabela de vencimento dos funcionários.

A população cobrava respostas rápidas e a imprensa cumpriu papel fundamental no acompanhamento e fiscalização das ações da Prefeitura. Nesse cenário, destacamos o jornalismo da Rádio Universitária FM, cuja série de reportagens, realizada entre 1988 e 1992 pelos repórteres Lauriberto Braga e Aláercio Flor, é a inspiração para o primeiro livro, Rádio Premiada. Aqui o microfone está aberto para o prefeito, o morador de rua, a liderança comunitária, o presidente da associação. Sem intermediários. A leitura nos oferece a exata compreensão do papel do rádio na vigilância da administração pública e na prestação de serviços, sendo, portanto, uma mídia fundamental à democracia de qualquer país desenvolvido. Lauriberto fez uso desse instrumento com muita competência e com um profundo senso de cidadania, valorizando assim sua prática jornalística.

O livro é testemunho eloqüente: de uma quadra da história de Fortaleza e do talento de Lauriberto Braga e Aláercio Flor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final dos anos 80. O Brasil experimentava a reabertura da democracia, mas também vivia os dissabores de um cenário econômico devastador. Estagnação, recessão e retração eram palavras comuns no noticiário. Se hoje trememos ao ouvir que a previsão para o ano é de uma inflação acumulada de 6%, é porque rejeitamos completamente voltar à realidade de pouco menos de 20 anos atrás, quando ela atingia absurdos 2.751%. Esse quadro perverso era percebido na mesa dos trabalhadores, nas relações de trabalho, no dia-a-dia das pessoas. Fortaleza, como qualquer outra grande metrópole brasileira, sofria as conseqüências daquele quadro econômico.

 

Quando chegamos à Prefeitura de Fortaleza, em 1989, tivemos um trabalho árduo. A cidade encontrava sua malha viária destruída, o lixo se acumulava pelas calçadas, os servidores municipais havia três meses não recebiam seus salários e o transporte público era um dos mais deficitários do País. Logo nos primeiros meses, iniciamos um trabalho intenso de recuperação do asfalto, ampliamos a coleta de lixo, dobramos a capacidade da frota de ônibus e regularizamos a tabela de vencimento dos funcionários.

 

A população cobrava respostas rápidas e a imprensa cumpriu papel fundamental no acompanhamento e fiscalização das ações da Prefeitura. Nesse cenário, destacamos o jornalismo da Rádio Universitária FM, cuja série de reportagens, realizada entre 1988 e 1992 pelo repórter Lauriberto Braga, é a inspiração para seu primeiro livro, Rádio Premiada. Aqui o microfone está aberto para o prefeito, o morador de rua, a liderança comunitária, o presidente da associação. Sem intermediários. A leitura nos oferece a exata compreensão do papel do rádio na vigilância da administração pública e na prestação de serviços, sendo, portanto, uma mídia fundamental à democracia de qualquer país desenvolvido. Lauriberto fez uso desse instrumento com muita competência e com um profundo senso de cidadania, valorizando assim sua prática jornalística.

 

O livro é testemunho eloqüente: de uma quadra da história de Fortaleza e do talento de Lauriberto Braga.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

* Pαpo Aberto ←: Adolescentes estão cada vez mais tomando atitudes precipitadas em relação a gravidez e esquecendo os riscos que um aborto ilegal pode trazer

* Pαpo Aberto ←: Adolescentes estão cada vez mais tomando atitudes precipitadas em relação a gravidez e esquecendo os riscos que um aborto ilegal pode trazer

Um ano de falecimento da Sra.Maria Ferreira de Abreu...

Há um ano, no dia 24 de novembro,às 19 e 45 falecia a Sra.Maria Ferreira de Abreu,mãe e primeira Mestra do poeta e sociólogo Alaércio Flor.Para rememorar a data, realiza-se-á Missa em sufrágio de Dona Maria Bio, como era mais conhecida, na Igreja de S. Pio X, dia 24,às 20 horas para família e convidados.O celebrante será o reverendissimo Pe. Haroldo Coelho.

Dia da Bandeira Nacional do Brasil

19 de novembro, dia da bandeira Nacional brasileira...Nossa bandeira está de luto porque poucos brasileiros sabem cantar o Hino Nacional.Dizem as más línguas que nem o Presidente Luis Inacio da Silva,o Lula saberia catar o Hino Nacional Brasileiro que seria um vergonha ao nosso Pais.

Novo Código Penal não descriminaliza Aborto

O novo Código Penal amplia os crimes de natureza sexual,ampliando o conceito jurídico de estupro,mas continua criminalizando o aborto clandestino.As senhoras Maria Elzaneide do Monte Nobre e Sidevalda Gomes Cajaseiras,ambas pedagogas e mães de filhas, já relaizaram abortos em si mesmas, e nunca serão alcançadas nem pelo Codigo Penal Velho nem pelo Novo.Por qe não legalizar o aborto provocado no Brasil quando em vez de duas vidas,perde-se apenas uma, a do nascituro indesejado...

Sociólogo Alaércio Flor fará concurso para Diplomata

O sociólogo e poeta Alaércio Flor realizou,hoje, sua inscrição para o Instituto Rio Branco,o Itamaraty. Alaercio Flor pretende seguir a carreira de diplomata.Não é a primeira vez que tenta, mas poderá ser a última caso logre exito.A taxa de inscrição já é um seleção, 120 reais e é preciso ter curso superior reconhecido pelo MEC, e alpla cultura geral.Dra.Valéria Sales recomendou que estudasse e muito.Isso é que é amiga, torcendo pelo amigo professor.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alaércio Flor deseja ingressar no Itamaraty

O poeta e sociólogo Alaércio Flor decidiu mais uma vez tentar o Itamaraty...Crreira diplomatica é melhor do que ser professor ou agricultor,já dizia a minha saudosa maezinha.

Filme sobre Lula é só babação

Os Barretões, os oportunistas do Cinema Brasileiro, lançam mais um filme de ficção..LULA ,O FILHO DO BRASIL, sem dizer quem é o pai do mitológico demagogo.Dizem que é um porcaria.Não vi e nem gostei das mentiras ali editadas. Proximo passo é canonização de Lula.Caetano Veloso tem razão e sua Mae, Dona Canô, bem que podia dispensar o filho das criticas,afinal ela tem 102 anos e não sabe o que diz.

De volta...Alaércio Flor

Alaércio Flor está de volta...Ontem, fez visita a Juliana Flor e hoje almoçou com os sobrinhos Junior e Rebecca Barreto.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brasil não está isento de Apagão....

O Brasil ora governado pelo presidente Luiz Inacio da Silva,o Lula, não está isento de apagão.Ontem, o Brasil e parte do Paraguai sofreram a falta de energia,gerando caos e transtornos.

Paulo Junior quer saber a influencia da Sociologia no Nosso Cotidiano.

Paulo Junior,aluno do Evolutivo, pergunta ao Sociólogo Alaércio Flor qual a influecia da Sociologia no nosso dia a dia.Nenhuma influencia direta,mas indireta porque a sociologia não pode tutelar os fatos sociais,mas acompnaha-los e descreve-los para uma relativa compreensão.Para o estudante Paulo Junior,sociologia é fácil ,o difícil é entender a sociologia cientificamente,já que não há um métiodo fechado.

80 anos de Adisia Sá ,no Senado Federal

O senador Tasso Jereissati lembro,hoje, no Senado Federal, o aniversário de 80 da maior e melhor jornalista do Ceará,professora Adisia Sá.O professor e sociólogo Alaércio Flor,também,ligou para a Dr.Adisia Sá, dando-lhe os parabéns a mais jovial e ativa escritora e jornalista Adisia Sá.

domingo, 8 de novembro de 2009

Escritores que não Leem e não sabem virgular....

José Albano, escritor classico do século passado, vivesse os tempos hodiernos, diria que quase ninguém que se diz escritor ou poeta sabe lidar com a língua portuguesa.Há escritor que não leu meia dúzia de abra do mestre Machado de Assis, sem saber nem a escola literária a que pertenceu e é medalhão, e há aqueles que não sabem fazer uso corriqueiro de uma simples vírgula.Sim, esta é um terra de muitos letrados,mas poucos realmente tem conteúdo.Não leem nem o Manifesto Comunista e posam de socialistas.Assim é o Ceará e alhures.Viva José Albano,e, outros que a ju

Ilustres entrevistados de ALAERCIO FLOR estão todos ai na midia.

Entre os meus entrevistados estão escritores e politicos,artistas e lideranças comunitarias.Dai por que o nome Alaércio Flor ser tão conhecido quando ando por ai,meu nome sempre vai a frente,nome ético e poético,que não deve nada a ninguém, que subiu honradamente sem passar por cima de seu ninguém, e sem pedir favores ou fazer promessas utópicas.Lucio,Ciro,Tasso, Nelson Martisms,Inácio Arruda, Chico Lopes, FHC,Lula, Brizola são alguns dos meus entrevistados,os quais até hoje mantenho contactos telefonicos e nunca me aproveitei de te-los como conhecidos para me promaover pessoalmente.Entre os artistas estavam Jorge Amado, Lygia Fagundes Teles,Nélida Pinon,Arnaldo Neskier e aqui,no Ceará o genial Moreira Campos cujo bosque de Letras que leva o seu nome foi sugestão minha ao Conselho Universitario quando dirigente do DCE.Não sou nenhum novato em mídia, nem precsio me associar a grupo ao grupelhos para aparecer.Alaércio Flor é um nome que brilha por si e não faz sombra a ninguém. Ao vencedor, às batatats

Há 25 anos ,também, queria ser religioso...

As minhas lutas estão registradas em ofícios,cartas e teelegras a todas as autoridades deste pais.Quando fui convidado a trabalhar na Rádio Universitária,tive uma oportrunidade de fazer jornalismo na pratica.Era o tempo da máquina de escrever e gravadores de rolo enormes.Eu e o amigo Lauriberto Braga,embora jovens éramos os reporteres mais premiados do Estado do Ceará e do Brasil.Ciro Gomes era Prefeito e Tasso Jereissati, era Governador do Estado, e nós, da Universitaria FM, tinhamos o melhor setor de jornalismo.Fazia as externas e ainda tinha tempo de planehjar com o amigo e irmão Lauriberto Carneiro Braga,uma estrela de premios, grandes entrevistas reportagens...E há vinte e cinco anos queria ser religioso,o que foi um equivoco em minha vida não ter continuado.

Há 25 anos fazia reportagens e escrevia no O POVO

Um amigo muito chegado a mandar recados pelos depoimentos e por e-mails perguntava onde eu estava há vinte e cinco anos.Lutando por mais democracia,escrevendo no POVO,na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste e fazendo muita militancia política.Não tanto quanto ele, que dispõe de mais tempo pra formar efêmeros grupos e se promover, dustribuindo medalhas e diplomas a granel...Os jornais da minha cidade e do meu Estado dão a resposta a este nobre amigo e irmão,que se acha a última fanta gelada no deserto do Ceará, terra de ciganos e tangedores de bode.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Governador Cid Gomes agradeceu texto de Alaércio Flor

Ao ler copia do texto Para que servem as Ciencias Sociai ???o nosso governador do Estado determinou ao seu chefe de Gabinete escrevesse, que o texto do sociólogo Alaércio Flor é singular e envolvente, que felicita-o e agradece a lembrança.Muito obrigado pela gentileza da missiva e o encômio ao nosso texto,publicado, no O BADALO pelos 25 anos de O Chocalho, coordenando pelo grande e genial professor Auriberto Vidal Cavalcante.

Alaércio Flor está no twiter,também.

O Alaércio Flor e seu blg estão no Twiter,também. Registramos até o presente momento mais de 400 viistantes em nosso sibgular blog, diário on line, sem noticias, somentes notas pessoais e relevantes que mereçam destaque segundo criterios pessoais do Alaércio Flor....

Nova Reunião de O Chocalho para o Dia 14 de novembro

A reunião do Grupo CHOCALHO,coordenada pelo poeta e prof.Auriberto Cavalcante, segundo informe do Secretario Geral, poeta Lyma Netto ficou definida para o Dia 14.Fica aqui o registro no blog do Alaércio Flor a informaçãpo do Grupó que há 25 anos promove e defende a cultura , a poesia, as artes. Auriberto Cavalcante,o Bolinha, é o cidadão sobralense mais atuante na promoção das artes e de novos escritores,no Ceará, tendo realizado quase sozinho o I Congresso de Escritores e Poetas do Ceará.Recentemente,foi homenageado ele e o grupo pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará,numa iniciativa dos deputados Bruno e Heitor Ferrer

Mão Santa,senador do Piuai erra citação de Os Sertões

Há poucos instantes ,ouvindo o Senador e sábio médico,Mão Santa, pelo Estado do Piaui,o mesmo fez uma citação errada de Os Sertões, O SERTANEJO,ANTES DE TUDO,É UM BRAVO sic.O correto é : O SERTANEJO,ANTES DE TUDO,É UM F O R T E ., ilustre e nobre senador Mão Santa.Imediatamente ,o proferssor Alaércio Flor ligou para o ALO SENADO, fazendo a correção.Afinal, o senador quando se expressa em Plenário,não pode fazer com a evangelizadora Sidevalda Gomes,que no Grupo Espirita Paulo e Estevão, faz citações errradas de pssagens do Evangelho,numa prova de que não sabe o que diz nem o que diz ao público.

Muda-se a profa.Valéria Sales....

Neste mes de novembro a professora e geografa ,Dra.Valéria Sales, muadou-se para uma área mais nobre da Cidade de Fortaleza,deixando as nossa pereiferia,aqui, na Parangaba e adjacencias.Alaércio Flor deseja à amiga Valéria Sales e esposo muitas felicidades no seu novo apartamento.

5 de novembro , dia da Cultura e da Língua Portuguesa

Por ter nascido no dia 5 de novenbro, Ruy Barbosa, empresta a data como dia nacional da Cultura e Dia Nacional da Língua Portuguesa,o maior patrimonio cultural de um povo está depositado na subajetividade e nas obras que fala e escreve o povo da comunidade lusófona.Para celebrar a data o professor e Sociologo Alaércio Flor teve participação ,no Grande Jornal, pela manhã ,na rádio O POVO/CBN,lembrando que no mundo cerca de 280 milhões, em oito países ,o povo tem como idioma oficial o Português.

Aniversário da senhorita Rebecca Ferreira Barreto

Hoje, 5 de novembro,comemora-se o naaiversário da senhorita Rebecca Ferreira Barreto.A senhorita Rebecca faz 16 primaveras, cursa o 2 ano básico no Evolutivo e é sobrinha do sociólogo Alaércio Flor.Rebecca barreto é filha de Andrea e Paulo Cesar Pedrosa Barreto.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Visita ao túmulo de nossa Mãe,Maria Ferreira da Abreu

Dia de Finados,ontem, foi a família de nossa amada mãe visitar seu túmulo,no Jardim Matropolitano.Todos presentes,inclusive os netos Lucas e Mariana,os mais novos.